Polícia Federal irá realizar exercícios de simulação de ataque a bomba e sequestro de aeronaves no aeroporto de Santa Maria

Comunicação PF

A Polícia Federal em Santa Maria irá executar na terça-feira (29), dois exercícios no Aeroporto de Santa Maria/RS. Serão realizados o Exercício Simulado de Apoderamento Ilícito de Aeronave (Esaia) e o Exercício Simulado de Ameaça de Bomba (Esab).


+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

As ações têm o objetivo de planejar, executar e avaliar a aplicação de medidas de segurança destinadas a garantir a integridade de todos que trabalham ou transitam no ambiente aeroportuário, bem como das instalações do aeroporto, a fim de proteger as operações da aviação civil contra atos de interferência ilícita, cometidos no solo ou em voo.


Aproximadamente 150 pessoas irão participar dos exercícios, em que serão simuladas duas situações de crise: a primeira será o sequestro de uma aeronave de passageiros. A segunda será uma ameaça de bomba nas instalações do Aeroporto.


  • Leia mais:


Os simulados ocorrerão durante toda a manhã e devem se encerrar no início da tarde. Além de policiais federais da delegacia de Santa Maria, participarão das ações o Grupo de Pronta Intervenção da Polícia Federal (GPI) e o Grupo de Bombas e Explosivos da Polícia Federal (GBE), ambos de Porto Alegre. O exercício contará com observadores do Comando de Operações Táticas (COT) da Polícia Federal, que virão de Brasília (DF) para acompanhar o exercício. 


Além da Polícia Federal, atuarão no treinamento a administração do Aeroporto, prefeitura, Guarda Municipal, Ciosp, Força Aérea, Brigada Militar, e Batalhão Rodoviário da Brigada Militar, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), companhias aéreas Azul e VoePass e Serviço de Vigilância Vigilare.

O evento também será acompanhado por observadores, representantes de diversas forças de segurança da cidade.


Haverá bloqueios no aeroporto de Santa Maria na manhã da terça-feira, além de vias adjacentes, e deslocamento de viaturas e de ambulâncias, especialmente no Bairro Camobi.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Funcionário que escreveu frase racista em parede de banheiro é indiciado Anterior

Funcionário que escreveu frase racista em parede de banheiro é indiciado

VÍDEO: botão do pânico é acionado para solicitar socorro a idoso no Calçadão Próximo

VÍDEO: botão do pânico é acionado para solicitar socorro a idoso no Calçadão

Polícia/Segurança